O Fundo de Garantia pode ser o impulso que você precisa para comprar uma casa. No entanto, para usar o FGTS na compra de um imóvel, você deve cumprir algumas condições estabelecidas pelo fundo. Antes de abordar esses requisitos, vamos explicar como usar o Minha Casa, Minha Vida para usar o saldo do FGTS para financiar sua casa:
- Utilize o valor como entrada no financiamento imobiliário.
- Faça a amortização do saldo devedor ou quitação do valor da dívida.
- Reduza em até 80% o valor das parcelas em 12 meses consecutivos.
Além disso, as taxas de juros mais baixas do programa estão disponíveis para os cotistas do FGTS, bem como excelentes oportunidades de negociação durante o processo de financiamento.
A partir de agora, abordaremos os principais requisitos para a utilização do FGTS na compra de um imóvel por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
Ao comprar um imóvel, o comprador deve cumprir os seguintes requisitos para usar o FGTS:
- Possuir uma carteira assinada sob o regime do FGTS por pelo menos três anos, consecutivos ou não, na mesma empresa ou em várias empresas.
- Não possui nenhum outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) no país.
- Não possuir nenhum outro imóvel residencial na área onde reside ou trabalha.
- Tanto a conta do FGTS quanto o financiamento deve estar em seu nome.
- É necessário pagar as prestações do financiamento caso use o saldo do FGTS para reduzir as parcelas.
No programa Minha Casa, Minha Vida, você deve cumprir os seguintes requisitos para obter financiamento do FGTS para um imóvel:
- O imóvel não pode estar em uma área rural; deve estar em uma área urbana.
- A propriedade deve estar localizada na cidade onde você trabalha ou reside há pelo menos um ano.
- O imóvel não deve ser alugado, mas usado para residência própria.
- Pode ser um imóvel novo ou usado.
- O imóvel deve estar legalmente matriculado no Registro de Imóveis e não ter restrições à comercialização.
- O financiamento do imóvel pelo FGTS não pode ter sido utilizado nos últimos três anos.
- Os valores de avaliação do imóvel não podem exceder R$ 750 mil em MG, RJ, DF e SP, e até R$ 650 mil em todos os outros estados.
- Um agente da Caixa Econômica Federal realizará uma vistoria antes da liberação dos fundos para verificar o propósito do uso do imóvel e as condições de habitabilidade.
Você pode comprar um apartamento pelo Minha Casa, Minha Vida com o saldo do FGTS se atender às regras do Fundo de Garantia.
É fundamental ter todos os documentos necessários em mãos para concluir esse processo sem atrasos na liberação do saldo. Isso inclui:
- Documento de identificação do comprador (RG);
- Extrato das contas vinculadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
- A carteira de trabalho (para comprovação do tempo de trabalho registrado nas empresas);
- Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF).
Os financiamentos imobiliários podem usar o saldo do FGTS de várias maneiras, cada uma com suas próprias vantagens. Uma das opções é usar o FGTS, que oferece melhores prazos, parcelas mais baixas e taxas de juros mais baixas. Mas há outras formas de usar esse recurso. Vamos examiná-los mais tarde.
Redução das parcelas do financiamento: você pode reduzir o valor das parcelas do financiamento em até 80% usando o saldo do FGTS durante até doze meses consecutivos. Em momentos de dificuldade financeira, essa alternativa é útil porque alivia o peso das parcelas mensais.
Amortização do saldo devedor: Outra maneira de pagar o saldo devedor do financiamento é usando o FGTS, mantendo o prazo estipulado. Como resultado dessa abordagem, as parcelas são significativamente menores, permitindo uma melhor organização financeira e na economia de recursos para custos futuros.
Redução do tempo de financiamento: Como na opção anterior, é possível usar o FGTS para diminuir o número de parcelas de financiamento, mas mantendo o valor das mesmas. Com isso, o tempo total de financiamento é reduzido e os juros e despesas administrativas do banco são reduzidos. Embora o estilo de vida de cada pessoa varie, essa pode ser a melhor opção em muitos casos.
O financiamento Minha Casa, Minha Vida não pode ser usado com o FGTS em algumas situações.
- Reforma ou ampliação de um imóvel;
- Financiamento de uma propriedade comercial;
- Compre materiais para construção;
- Adquirir um terreno e não construir simultaneamente;
- Comprando uma propriedade de terceiros.
Conhecendo as várias maneiras pelas quais o FGTS pode ser usado, você pode escolher a melhor opção para atingir seus objetivos no financiamento de um imóvel. Considere as condições e benefícios oferecidos por cada opção, de acordo com seu orçamento e necessidades.