Para obter o resultado desejado em um projeto de paisagismo, vários fatores devem ser considerados. A primeira coisa a fazer é identificar o que você quer fazer e, em seguida, encontrar os profissionais adequados para realizar o trabalho. Contar com arquitetos, paisagistas, engenheiros agrônomos e outros especialistas especializados em irrigação e iluminação é vital.
Para projetos mais complexos, como construir lagos ou espelhos d’água, são necessários profissionais adicionais, além de uma empresa de jardinagem para cuidar do preparo do terreno, plantio e manutenção do jardim. A complexidade do trabalho determinará a composição e o tamanho da equipe.

Quando você sabe o escopo do seu projeto, é importante pensar em coisas como a incidência solar, a ventilação e os espaços que devem ser escondidos ou destacados. O cultivo de vegetação em massa pode ser um método eficaz para adicionar mais verde e cor ao jardim, além de esconder estruturas vizinhas indesejadas.
Ao longo desse período, é fundamental realizar uma análise dos fluxos de circulação, pontos focais e detalhes que enfatizamos. Não existe uma solução única porque cada cliente tem necessidades e desejos diferentes. Um profissional qualificado saberá fazer as perguntas certas para entender o cliente e atender às suas expectativas, sugerindo soluções adequadas usando os recursos a sua disposição.

O tamanho do terreno, o acesso aos materiais, o tamanho das floreiras e a disponibilidade de água e energia são fatores que também devem ser considerados. Para manter os orçamentos restritos, projetos de grande porte podem exigir soluções inovadoras, mantendo um equilíbrio entre custo e qualidade.
Um bom profissional deve conhecer uma ampla gama de espécies quando escolhe plantas. Para dar personalidade ao jardim e evitar que todos pareçam iguais, é fundamental usar plantas diversificadas.

É importante considerar o fator temporal, pois as plantas mudam ao longo do ano e do tempo. Isso significa que você deve considerar não apenas cores, texturas, tamanhos e combinações cromáticas, mas também o fator temporal.
Por último, mas não menos importante, a manutenção deve ser considerada. Jardins mal planejados podem resultar em altos custos de manutenção e levar à necessidade de troca de plantas frequentemente.

É aconselhável priorizar espécies de crescimento mais lento que seguem as tendências do paisagismo atual e permanecem atraentes durante todo o ano.
Com essas dicas, planejar seu próximo projeto de paisagismo será mais fácil.