No dia-a-dia de um condomínio, várias pessoas circulam, moram ou trabalham. Vamos entender como cada trabalho é dividido e o que faz em um condomínio.
O gerenciamento do condomínio cabe ao síndico, que atua como seu representante legal. Ele pode ser um condômino ou um especialista em gerenciar condomínios.

Os artigos 1.331 e 1.358 do novo Código Civil estabeleceram a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno, sendo responsabilidades do síndico.
A pessoa que possui um apartamento, casa ou unidade em um condomínio é chamada de condômino, independentemente de estar ou não usando o imóvel.
As pessoas que moram ou usam uma unidade do condomínio são chamadas de ocupantes do condomínio.

Isso inclui as pessoas que moram no condomínio, os inquilinos e seus parentes, incluindo aqueles que usam o condomínio, mesmo que eles não sejam proprietários.
Todas as pessoas que visitam o condomínio transitam pelo local, mas não têm uma conexão direta com o ambiente.
Essas pessoas não são condôminos ou ocupantes. Entre eles estão entregadores, prestadores de serviços, familiares de residentes não residentes e outros.
Aqueles que trabalham para o condomínio, os condôminos ou os proprietários do empreendimento são conhecidos como empregados do condomínio.
O zelador, o jardineiro, a empregada doméstica, o porteiro e o segurança estão entre esses funcionários.
O pessoal que o condomínio contrata para supervisionar as atividades e a manutenção do local é conhecido como zelador.

Ele pode agir como representante do síndico em certas atividades do condomínio. Você deve informar o zelador se algo estiver quebrado em sua unidade ou nas áreas comuns do condomínio.