Bem-vind@
ao nosso
blog!

Aqui você encontra dicas úteis, sugestões
criativas e informações detalhadas para
viver a arte de morar bem!

Conquiste compradores para o seu apartamento financiado: técnicas poderosas de venda reveladas!
Mercado Imobiliário

Um apartamento financiado pode ser vendido, e isso pode ser a melhor opção em algumas situações. Por fim, essas ações são necessárias porque as circunstâncias podem mudar com o tempo. Assim, fique tranquilo. Expliquemos todo o processo neste texto.

Muitas pessoas acreditam ser necessário esperar para quitar toda a dívida para vender um apartamento financiado. No entanto, não é sempre assim que funciona. Mesmo antes de pagar todas as parcelas do financiamento imobiliário, é possível vender o imóvel. No entanto, é necessário conhecer as condições e como esse processo funciona. Veja isso nos tópicos subsequentes!

Primeiro, você deve esclarecer que você só pode vender o que possui. Portanto, o apartamento deve ser registrado em seu nome. A instituição financeira, no caso de financiamento imobiliário, detém a propriedade do imóvel por meio de um processo conhecido como alienação fiduciária. A propriedade é efetivamente transferida para você após a quitação da dívida.

Assim, para vender um apartamento financiado, você precisaria pagar a dívida com o banco que concedeu o financiamento. No entanto, pode ser difícil pagar toda a quantia de uma vez. Como resultado, existem métodos específicos para quem deve repassar o imóvel, cada um dos quais difere de caso a caso.

O comprador pagaria o imóvel à vista em tal situação. O apartamento seria transferido para o nome do comprador após você pagar o financiamento. Para concluir esse procedimento, você deve seguir os seguintes passos:

  • Solicitar o saldo devedor com a instituição financeira que concedeu o empréstimo e pagar;
  • O banco emitirá um comprovante de quitação;
  • Levar essa declaração a um Cartório de Registro de Imóveis para obter a alienação fiduciária;
  • O apartamento financiado pode ser vendido porque as informações da quitação estão na matrícula do imóvel;
  • Por último, mas não menos importante, a transferência de posse deve ser formalizada por meio de uma escritura pública assinada por você e pelo comprador.

Pagamento via financiamento imobiliário:

No entanto, alguns indivíduos preferem ou precisam de crédito imobiliário para comprar um apartamento financiado. O banco realiza duas etapas distintas neste caso: um novo contrato de compra e venda e uma nova análise de crédito.

Você, o banco e o comprador fazem um contrato de compra e venda. É importante ter em mente que, como mencionado anteriormente, o banco usará uma parte da venda do apartamento financiado para pagar o saldo devedor. Como resultado, você não receberá o valor integral da venda.

É importante destacar que estamos tratando de uma transação que ocorreu no mesmo banco. O processo diferirá caso o comprador do apartamento financiado escolha um financiamento de outra instituição financeira.

Pagamento por meio de financiamento imobiliário em outro banco: nesse caso, o banco do comprador quitará a dívida restante e iniciará um novo financiamento. Como essas informações devem estar na matrícula do imóvel, é necessário iniciar o processo no Cartório de Registro de Imóveis. Essa é a única fase na qual você receberá o valor adquirido pela venda.

Você pode estar se perguntando por quanto tempo demorará para vender um apartamento financiado. A resposta é que você pode fazer a venda quando quiser. No entanto, todas as instituições financeiras podem ter seus próprios padrões e procedimentos de processo. Por isso, antes de repassar o imóvel, é aconselhável verificar as condições estabelecidas pela instituição.

Se o apartamento financiado deve ser vendido pelo mesmo valor pelo qual foi comprado é outra pergunta comum. Não existe um requisito específico para que você decida o valor de venda do imóvel. É importante lembrar que ao vender um apartamento financiado, você não receberá o valor total da venda. Parte desse dinheiro será usada para pagar a dívida restante. Assim, é aconselhável considerar alguns fatores, como:

  • Verificar se o imóvel foi valorizado. Como resultado, você poderá calcular o valor de venda com base no preço do mercado atual;
  • Consulte um profissional, como um corretor imobiliário, para ajudá-lo a precificar corretamente o apartamento;
  • Pode ser mais vantajoso vender o apartamento financiado por um preço mais alto do que o preço inicial. No entanto, valores acima da média podem dificultar as vendas.

Um apartamento financiado com parcelas atrasadas ainda pode ser vendido. Aliás, antes de quitar a dívida, muitas pessoas optam por vender o imóvel por esse motivo. O bem pode ser perdido por inadimplência ou leiloado. Como resultado, a venda é uma maneira de evitar esse tipo de situação.

Por fim, é importante lembrar que a decisão de vender um apartamento financiado deve ser considerada com muita atenção. Isso inclui seus recursos financeiros, seus planos e a situação do mercado imobiliário. A venda pode ser a melhor opção em algumas circunstâncias. Contar com a ajuda de um corretor imobiliário experiente pode acelerar o processo e garantir uma transação eficaz e segura se esse for o caso.

GOSTOU DO ARTIGO? QUE TAL COMPARTILHAR? "Juntos, podemos fazer a diferença!"

Veja também: