Bem-vind@
ao nosso
blog!

Aqui você encontra dicas úteis, sugestões
criativas e informações detalhadas para
viver a arte de morar bem!

Aprenda tudo sobre permuta de imóveis, respostas essenciais para suas perguntas!
Mercado Imobiliário

A permuta de imóveis surge como uma opção flexível e vantajosa para trocar de casa ou apartamento sem a necessidade de desembolsar dinheiro, sendo uma prática pouco comum no mercado imobiliário. Respondemos a nove perguntas possíveis sobre esse processo para desvendar as informações. Vamos!

Que características definem a permuta de imóveis?

A permuta de imóveis é uma negociação entre duas pessoas que desejam trocar propriedades sem pagar. Os valores dessas casas ou apartamentos devem ser iguais, mas se não forem, pode haver uma compensação financeira chamada de permuta de torna.

Como ocorre o processo de troca de imóveis?

Essa negociação ocorre quando ambas as partes estão interessadas em obter uma propriedade sem precisar vender ou comprar diretamente. Por exemplo, uma pessoa pode trocar terreno com uma pessoa que já tem um imóvel construído. Além disso, a troca pode ocorrer entre unidades localizadas em diferentes cidades.

Qual é o formato do contrato?

A permuta de imóveis não requer tanta formalidade quanto a compra convencional, ao ser formalizada por meio de um contrato que define os termos acordados entre as partes. Os dados pessoais dos negociantes, as características dos imóveis, os endereços, os valores de mercado, os valores tributários, a data de entrega das unidades e, se houver, o valor da permuta de torna devem ser incluídos neste documento.

Quais itens são intercambiáveis por permuta?

A permuta é válida para trocas de terrenos, prédios, casas, apartamentos e edifícios prontos ou em construção, mas não se estende a outros bens, como ações ou carros.

É viável realizar uma permuta de imóveis financiados?

Sim, mesmo no caso de financiamento do imóvel, a permuta pode ser realizada. Nesse caso, a dívida do financiamento é transferida para a pessoa que adquirirá o terreno. No entanto, para garantir que o novo proprietário possa assumir a dívida, uma avaliação de crédito deve ser realizada para obter a aprovação do banco responsável pelo financiamento.

Existe alguma isenção do Imposto de Renda para permutas?

A permuta de imóveis que custem até R$ 440 mil e não tenham sido transferidos ou vendidos nos últimos cinco anos não é tributada pela Receita Federal. As permutas com torna também são isentas, desde que o valor retornado não seja superior a R$ 35 mil.

É obrigatório pagar ITBI durante a transação?

Isso é correto. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) incide em todas as transferências de posse de um imóvel, portanto, é necessário pagar ao fazer uma permuta de imóveis.

Quais são os benefícios e os efeitos negativos da permuta de imóveis?

A vantagem da permuta é que você troca imóveis sem gastar dinheiro e, em alguns casos, pode obter isenção do Imposto de Renda. Além disso, em comparação com métodos convencionais de compra e venda, o processo de transferência geralmente é menos complicado. A desvantagem, no entanto, é a menor variedade de imóveis disponíveis para permuta devido à menor popularidade do produto no mercado.

Para quem é recomendável a venda de um imóvel por permuta?

Dependendo das necessidades de cada pessoa, a permuta de imóveis pode ser uma opção para eles. Por exemplo, pode ser adequado para aqueles que buscam uma propriedade próxima ao trabalho, com espaços de lazer ou que precisam de vagas de garagem adicionais. Existem muitas razões para isso, e qualquer pessoa pode usar essa alternativa.

GOSTOU DO ARTIGO? QUE TAL COMPARTILHAR? "Juntos, podemos fazer a diferença!"

Veja também: